Com a expectativa de cerca de 1,5 milhão de baianos e turistas curtindo as festas de São João em Salvador e no interior do estado, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), está investindo mais de R$ 3 milhões em ações de prevenção. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância do sexo seguro e a detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), a Sesab distribuirá mais de um milhão de preservativos masculinos e femininos em pontos de grande circulação nas cidades de Salvador, Cachoeira, Amargosa, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Ibicuí, entre os dias 22 de junho e 2 de julho. Além disso, serão distribuídos panfletos com informações sobre prevenção e orientação, visando alertar a população sobre a importância da prevenção contra ISTs e o sexo seguro.
Durante as festividades, estandes de testagem para detecção de ISTs estarão disponíveis em Salvador e nos seis municípios do interior do estado. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico e fornecer informações sobre a importância da prevenção e do tratamento de infecções como o HIV, Sífilis e Hepatites. Os estandes oferecerão testes rápidos para a detecção de ISTs, acompanhados de aconselhamento sobre prevenção e sexo seguro. Caso algum teste apresente resultado positivo, os indivíduos serão encaminhados para tratamento adequado.
Testagem
Segundo a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a ação de testagem e distribuição de preservativos foi intensificada desde o Carnaval, com uma ótima adesão popular. Ela ressalta a importância de quebrar o ciclo das ISTs no estado, como HIV, Sífilis e Hepatites. A estratégia de testagem e conscientização já foi implementada durante o Carnaval em Salvador e Porto Seguro, e também durante a Micareta de Feira de Santana.
Os resultados dos testes rápidos saem em aproximadamente 20 minutos e são entregues de forma individual, acompanhados de orientações fornecidas por profissionais treinados. “Positivo ou negativo, o resultado é entregue juntamente com as informações necessárias sobre o tratamento ou estratégias de prevenção para evitar as ISTs”, explica Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.
Com a iniciativa de distribuição de preservativos e testes de detecção de ISTs, o Governo do Estado busca garantir a diversão responsável e a promoção da saúde durante as festividades do São João, reforçando a importância da prevenção e do autocuidado para os baianos e turistas que participarão das celebrações. As informações são de assessoria.