A população já pode solicitar a segunda via das faturas de água e consultar débitos junto à Embasa utilizando o Whatsapp do SAC Digital. Disponível desde o último mês de abril no aplicativo e no portal da plataforma SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br), o serviço agora pode ser acessado pelos clientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento também via aplicativo de mensagens, por meio de interação com assistente virtual, pelo telefone (71) 4020-5353.
A iniciativa visa conferir mais autonomia aos usuários, facilitando a obtenção do documento com a mesma segurança do serviço já disponibilizado no portal e no APP. Para ter acesso ao serviço, os usuários precisam contar com cadastro no SAC Digital. Após o procedimento – que é realizado de forma rápida e prática, mediante apresentação do CPF, – é só ingressar na plataforma com login e senha.
Na sequência, os clientes da Embasa são direcionados para o canal do WhatsApp. Caso o usuário, já tenha cadastro no SAC Digital, e deseje solicitar o serviço diretamente, por meio de mensagem para o WhatsApp (71) 4020-5353, também é possível: a própria ferramenta irá direcioná-lo para realizar o login no SAC Digital, antes de dar continuidade ao serviço.
Toda a interação é feita por meio de assistente virtual, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar que serviço ou informação o cidadão deseja. Para facilitar a conversa, são disponibilizados menus com listas e botões de acesso. À medida que o usuário solicita a opção desejada, o SAC Digital e a Embasa vão localizar as contas vinculadas ao seu CPF.
Lançado em dezembro de 2022, o Whatsapp do SAC Digital permite realizar agendamento de mais de 400 serviços oferecidos na Rede SAC. Além disso, o aplicativo de mensagens possibilita a realização de serviços digitais, como a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-E) e emissão Carteira de Identidade (2ª e demais). As informações são de assessoria.