A população do município chapadeiro de Utinga chegou a 16.277 habitantes no Censo de 2022, o que representa uma queda de -9,82% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No ranking de população dos municípios, Utinga está na 212ª colocação no estado; na 771ª colocação na região Nordeste; e na 2.092ª colocação no Brasil. A pesquisa do IBGE também aponta que Utinga tem uma densidade demográfica de 25,68 habitantes por km² e uma média de 2,74 moradores por residência.
Os dados foram contestados pela gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSB) nesta sexta-feira (30). De acordo com a prefeitura, existem mais de mil declarações de pessoas que não foram recenseadas e o IBGE não deu a mínima satisfação. “Vamos entrar na justiça contra essa posição do IBGE”, sintetiza o gestor chapadeiro.
O Censo
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19.
Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores — idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.