Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Descaso afeta pontos turísticos em Rio de Contas durante o período junino

Guia de turismo relata descaso com a limpeza de pontos turísticos de Rio de Contas | FOTO: Montagem do JC |

Durante a temporada junina, turistas que visitaram o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, não reclamaram da sujeira em alguns pontos turísticos como a Ponte do Coronel e a Cachoeira do Fraga. Os locais são cartões postais do município chapadeiro, mas estavam em estado de descaso e falta de manutenção. As informações foram reveladas pelo site Em Pauta News.

“No final de semana de São João, levei alguns clientes ao Fraga, e eles ficaram horrorizados com o descaso do poder público em relação à manutenção do local. Começando pelo acesso, as estradas estão em péssimas condições, quase inacessíveis. No ponto da ‘Curriola’, por exemplo, carros não conseguem subir. Além disso, há muito lixo acumulado nos pontos de coleta e ao longo do percurso”. A fala é do guia de visitantes Orlando Santos, com mais de 20 anos de experiência, ao relatar o desapontamento de seus clientes ao visitarem a Cachoeira do Fraga.

Sane Azevedo, que visitou Rio de Contas pela primeira vez, ficou encantada com o potencial turístico da cidade, mas surpresa com a falta de cuidado de determinados locais. “As belezas naturais são deslumbrantes, há um valor histórico muito rico e o povo é acolhedor. No entanto, fiquei surpresa com a falta de cuidado em locais turísticos: lixo no caminho da cachoeira, falta de lixeiras, estradas de difícil acesso e sem conservação”, pontua.

A guia de turismo Tilú Reis destaca que a falta de manutenção nas trilhas não é um problema recente. “Quanto menos se cuida, mais a situação se agrava. Acredito que deveriam haver mais políticas públicas para a limpeza nas áreas turísticas. Na cidade, já existe uma programação para a recolha do lixo, mas nos pontos turísticos não há um planejamento nem uma coleta em dias específicos”.

Segundo Reis, a prefeitura de Rio de Contas deveria investir em campanhas para educar e conscientizar a população a não descartar lixo nas trilhas. Ela também ressalta que os condutores de turismo e os operadores de bares e restaurantes desses pontos turísticos também devem contribuir com a manutenção e limpeza, mas a responsabilidade maior cabe ao poder público.

Diante das críticas, o secretário de Turismo Cícero Maia rebate as alegações de descaso. “Estamos realizando a coleta do lixo e fazendo limpezas constantes na Ponte do Coronel e no Fraga. Também realizamos a roçagem do mato a cada quatro meses, como é recomendado. As pessoas que exploram comercialmente esses pontos turísticos precisam tomar consciência de que também são responsáveis pela manutenção desses locais”. Jornal da Chapada com texto base do site Em Pauta News.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas