Na noite da quinta-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária com uma avalanche de votos: no primeiro turno, foram 382 votos a favor, 118 contra e três abstenções; no segundo turno, foram 375 a 113 votos.
A chamada dor de cotovelo pegou de jeito em Ricardo Salles.
Chame também de acusada de golpe.
Fato é que Salles não se aguentou e provocou um dos momentos mais constrangedores da reunião entre Bolsonaro e Tarcísio ao dizer que “ninguém aqui outorgou ao Tarcísio o direito de… pic.twitter.com/BIlgtb6BTN
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 7, 2023
A aprovação da reforma tributária representa uma derrota acachapante para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e para a extrema direita como um todo, que se viu isolada após o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), encontrar-se com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e fechar apoio ao texto.
Saldo político da Reforma Tributária: Haddad no céu, Bolsonaro no inferno, e Tarcisio no purgatório.
Ministro Haddad se consolida como o principal nome do governo. São muitas vitórias ao longo do semestre.
Bolsonaro entrou na briga muito tarde, e sem articulação política.…
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) July 7, 2023
Diante da posição de Tarcísio de Freitas, a extrema direita bolsonarista se revoltou e iniciou a busca por culpados e traidores. Obviamente, Tarcísio tornou-se o principal alvo.
O bolsonarismo não está preocupado com o que é melhor para o Brasil e para os Brasileiros. A preocupação é fazer com que os próximos anos sejam os piores possíveis. Não é sobre a reforma, sobre o povo, sobre a cesta básica e sobre a fome, é sobre poder.https://t.co/xWWBk7UR0M
— Duda Salabert (@DudaSalabert) July 6, 2023
Nesta sexta-feira (7), duas tags atribuídas a Tarcísio de Freitas foram parar nos trending topics do Twitter: “Companheiro Tarcísio” e “Novo Doria”.
Tarcísio é o novo Dória. A cadeira de governador de SP deve estar vuduzada, só pode… Que decepção!
— Katia Candido (@KrisCandido16) July 7, 2023
Cabe lembrar que todos aqueles que foram abandonados pelo bolsonarismo derreteram e perderam todos os seus votos. O caso de Joice Hasselmann é o mais emblemático, pois, após ser taxada de traidora, perdeu 90% de seus votos. Será o mesmo destino de Tarcísio?
Nasce um novo João Dória Traidor, dessa vez é um "Calça Frouxa" que vergonha seu @tarcisiogdf
— Roberto Andrade (@2108RobertoSCR) July 7, 2023
Confira abaixo algumas reações:
Salles teve a cara de pau de atacar Tarcísio.
Acho q dá pra chamar de vendetta.
➡️É q Salles implorou por apoio de Tarcísio para se lançar candidato a prefeito e por várias vezes bateu na porta acompanhado de Eduardo B.
Tarcísio não embarcou e Salles ainda ganhou um pontapé de… pic.twitter.com/K4W7ecOAEw— Joice Hasselmann🇮🇱 (@joicehasselmann) July 6, 2023
Tarcísio de Freitas mostrou aos súditos de Jair Bolsonaro que o rei estava nu. "Eu acho arriscado para a direita abrir mão da reforma tributária", disse o governador numa reunião do PL, ao lado do ex-presidente. Os dois buscaram rotas distintas no debate da reforma tributária.…
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) July 7, 2023
Dias atrás apanhei aqui no TT por defender o @rsallesmma naquele lance de candidatura a prefeito de SP, qdo ele se colocou contra o Tarcísio e o Nunes. Alguns até vieram me bater dizendo que ele estaria contra o Bolsonaro.
O que será que esses mesmos me diriam hje?— Faka 🇧🇷🇧🇷🇮🇱🇺🇸🇱🇧 (@opropriofaka) July 7, 2023
As informações são da Revista Fórum.