Após a aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC da Reforma Tributária, o vereador de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PTB), usou as redes sociais para rebater a declaração do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que afirmou que a medida mostra “legitimidade” do governo Lula.
“Não mostra nenhuma legitimidade, mostra que a velha política está de volta. Mais do que isso, Lula voltou para a cena do crime junto com você”, disse Ivan ao citar que foi notícia em todo Brasil que o petista liberou o pagamento de R$ 5,3 bilhões em emendas Pix na véspera da votação da Reforma.
A Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária (PEC 45/19), que simplifica impostos sobre o consumo, prevê a criação de fundos para o desenvolvimento regional e para bancar créditos do ICMS até 2032, e unifica a legislação dos novos tributos.
A proposta foi aprovada em dois turnos, em votação concluída na última sexta-feira (7), e seguirá para o Senado Federal. A proposta foi aprovada no Plenário por 382 votos a 118 no primeiro turno e por 375 votos a 113 no segundo turno de votação.