• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Educação

#Chapada: Prefeitura de Itaberaba realiza formação com profissionais de apoio da educação especial

As palestras estão acontecendo no auditório da Secretaria de Educação, ministradas pelas técnicas em Educação Especial, Eliene Carneiro e Rízia Plácida.

Estagiário 2 por Estagiário 2
12 julho 2023 - 22h12
no Cidades, Curiosidades, Educação, Menu Principal, Top
0
#Chapada: Prefeitura de Itaberaba realiza formação com profissionais de apoio da educação especial

O primeiro encontro reuniu os profissionais que atuam na educação infantil | FOTO: Divulgação |

A Secretaria Municipal da Educação iniciou na última segunda (10) Encontro de Formação com o Profissional de Apoio da Educação Especial. Serão ao todo três dias de atividades voltadas para orientar os cuidadores que atuam nas escolas da rede municipal de ensino de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. O primeiro encontro reuniu os profissionais que atuam na educação infantil. Nesta quinta-feira (13) será a vez dos profissionais dos anos iniciais, e na sexta-feira (14), o encontro será com os profissionais dos anos finais.

As palestras estão acontecendo no auditório da Secretaria de Educação, na Avenida Rio Branco, ministradas pelas técnicas em Educação Especial, Eliene Carneiro e Rízia Plácida. O cuidador escolar é o profissional responsável por auxiliar o estudante em seus cuidados da vida diária e prática. Ele deve ajudar ao aluno nas atividades que esse profissional não consegue desempenhar sozinho. O trabalho exige empatia e inteligência emocional. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação entende que é fundamental investir na formação e capacitação desses profissionais.

O papel do cuidador de crianças com necessidades especiais vai muito além do que garantir as necessidades básicas, ele também deve demonstrar carinho, aceitação, entusiasmo, para que ela, como qualquer outra pessoa, empenhe-se para alcançar suas metas para realizar seus objetivos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As principais atribuições do profissional de apoio da educação especial são: acompanhar o estudante com deficiência em todas as atividades; ministrar medicamentos sob prescrição médica e autorização dos responsáveis; auxiliar nas refeições; higiene pessoal; auxiliar os estudantes com dificuldade de locomoção; supervisionar nas brincadeiras, para facilitar a socialização e participação do estudantes nas atividades recreativas; cuidar para que o estudante seja incluído em todos os espaços sem discriminação.

Conforme o Art. 58º da Lei de Diretrizes Básicas da Educação Especial, “Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais”.

A LDB orienta também que:

§ 1º. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

§ 2º. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

§ 3º. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Vídeo: Feliciano toma atitude inacreditável durante fala de Erika Hilton na CPMI dos Atos Golpistas

Próximo Post

#Bahia: Cerca de 40% das casas no estado não têm rede de esgoto; mais de 770 mil não possuem água potável

Próximo Post
#Bahia: Cerca de 40% das casas no estado não têm rede de esgoto; mais de 770 mil não possuem água potável

#Bahia: Cerca de 40% das casas no estado não têm rede de esgoto; mais de 770 mil não possuem água potável

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.