• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Chapada: Mulheres negras urbanas e quilombolas promovem encontro político em Rio das Contas

Encontro Nacional de Mulheres Negras e Quilombolas acontecerá entre os dias 21 a 23 de julho no Clube Riocontense.

Estagiário 1 por Estagiário 1
28 julho 2023 - 18h15
no Assessoria, Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política, Top
0
#Chapada: Mulheres negras urbanas e quilombolas promovem encontro político em Rio das Contas

Reunião de mulheres negras urbanas e quilombolas | FOTO: Divulgação |

Com o tema ‘Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas articulando o fortalecimento político’, acontece entre os dias 21 a 23 de julho, o sétimo Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas (EIMNUQ) em Rio das Contas, na Chapada Diamantina. A expectativa é que ao menos 150 mulheres estejam presente no evento, além de participação virtual de mulheres de Cabo Verde, Angola e França.

Lígia Margarida Gomes, educadora e coordenadora do encontro, explicou que o encontro é uma oportunidade de formação política para mulheres negras no atual cenário de desafios. “Reunir 150 mulheres negras urbanas e quilombolas no atual contexto, significa a vontade que temos de superar coletivamente as dificuldades impostas pelo sistema social e político que insiste em nos excluir”, afirma a coordenadora.

Julho das Pretas 2023: Ancestralidade e incidência política
O objetivo da sétima edição é promover diálogos, discussões, rodas de conversas, palestras e propostas de ação para dar visibilidades às demandas sociais e políticas das mulheres negras, estimulando a incidência política delas nos espaços de poder e decisão, na busca por uma reparação histórica para a população negra, justiça e democracia inclusiva.

De acordo com as organizadoras do evento, a luta dessas mulheres perpassa as referências históricas, constituída por uma trajetória de enfrentamento e contraposição aos espaços de invisibilidade e opressão, num cenário de desigualdades de gênero e raça. Neste ano já aconteceram sete pré-encontros, de maio até o início de julho, em territórios urbanos e quilombolas dos municípios de Salvador, Ruy Barbosa e Mirangaba.

Esses eventos foram realizados com o objetivo de um fortalecimento da ancestralidade das mulheres negras e ampliação da diversidade. Nas atividades agendadas, a base das discussões é o enfrentamento ao racismo estrutural, uma maior inserção das mulheres negras na política nacional partidária com o intuito da ampliação de políticas públicas voltadas à essa população.

Movimento de Mulheres Negras na Paraíba lança agenda afrofemista de julho
A secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães confirmou presença no evento. Dentre as palestrantes estão a socióloga e ativista Vilma Reis; a pesquisadora e militante Janete Suzart; a jornalista e bailarina Christiane Gomes; e a líder quilombola e técnica em Enfermagem Cleonice Santos.

O encontro conta com a parceria do Centro Cultural Casa de Angola (CEPAFRO), Igreja Rosário dos Pretos e, diversas comunidades quilombolas, com coordenação da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em conjunto com a Rota dos Quilombos e o Instituto Renascer Mulher. A fundação Luxemburgo também apoia o evento. As informações são do portal BDG

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: bahiaChapadajulhomulhernegraPolíticaQuilombolas
Post Anterior

#Chapada: Vereador de Barra da Estiva preso pelo desaparecimento de Beatriz é denunciado pelo PM por feminicídio

Próximo Post

#Chapada: Suspeito de matar e enterrar ex-companheira se entrega à polícia; corpo foi achado em cova rasa na própria casa

Próximo Post
#Chapada: Suspeito de matar e enterrar ex-companheira se entrega à polícia; corpo foi achado em cova rasa na própria casa

#Chapada: Suspeito de matar e enterrar ex-companheira se entrega à polícia; corpo foi achado em cova rasa na própria casa

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.