O ativista e ex-deputado federal Jean Wyllys, que cumpre agenda na Bahia, estado onde nasceu, comemorou, em visita à sede do PT Bahia, nesta quarta-feira (19), o início da retomada do ambiente democrático no Brasil com a eleição de Lula. Jean ficou exilado quatro anos nos Estados Unidos após receber ameaças de grupos de extrema direita na gestão Bolsonaro e retornou ao Brasil no final de junho deste ano.
Baiano de Alagoinhas, o petista escolheu a Bahia como primeiro estado a visitar após sua volta. Para Jean, o Brasil está em via de retomada desse movimento democrático e da democracia. “Foi justamente esse primeiro passo que a gente deu que foi a eleição, e a eleição de Lula é muito significativa e a gente vai entender que ela é mais significativa à medida que for se distanciando, porque Lula venceu contra o uso da máquina governamental contra ele, contra a rede de mentiras, contra o assédio a eleitores, cooptação da Polícia Federal, que tentou impedir que eleitores chegaram aos locais de votação”, disse Jean.
O ex-deputado comentou que mesmo com todo empenho da extrema direita para impedir a vitória, o petista venceu as eleições presidenciais. “Lula ganhou e essa vitória importante é significativa, esse foi o primeiro passo que a gente deu na reconquista da democracia”.
Secretário LGBT do PT Bahia, Sílvio Lacerda falou sobre este momento de esperança. “Receber Jean na sede do PT sem sombra de dúvida para nós é esperança para os dias que nos esperam. É um bom ditado popular que dizia o ‘bom filho à casa torna’. Então, receber Jean é sem sombra de dúvida um momento de alegria de retomada de direitos. Mas acima de tudo essa confraternização que a gente tem feito, compartilhando com pessoas, mostrando a importância, a força e o carinho que representa para o PT para as pessoas LGBT que tem nele como referência”, ressaltou o secretário.
Vice-presidente do PT Bahia, Glauco Chalegre destacou a importância da vinda de Jean. “Desejo, por fim, companheiro Jean, as boas-vindas ao retorno de sua terra. A Bahia toda lhe acolhe em festa, o Partido dos Trabalhadores lhe acolhe em festa. E como diria você mesmo em sua despedida da Câmara dos Deputados preservar a vida também é uma estratégia de luta por dias melhores, e esses dias melhores, graças ao povo brasileiro, graças a Deus, chegaram. Seja bem-vindo. Vida a democracia brasileira, viva o povo brasileiro.
Agenda- Em Salvador, Jean cumpre agenda até quinta (20) quando fará uma atividade Democracia, bem-vinda de volta – um bate papo com Jean Wyllys, na Biblioteca Central dos Barris. Também quinta, vai acompanhar o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Governo do Estado, Felipe Freitas, em uma visita ao Casarão da Diversidade, às 10 horas, e em seguida visitará outros órgãos do Governo e a exposição “Brasil do Futuro”, no Solar Ferrão, Pelourinho. No mesmo dia, está previsto um encontro com o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, na Secretaria da Cultura (Secult). As informações são de assessoria.