A gruta da Lapinha, em Ibiquera, é um dos principais pontos turísticos da Chapada Diamantina por revelar uma beleza ecológica de grande importância com suas deslumbrantes rochas naturais. Para além de ser um lugar atrativo pela paisagem, a Gruta da Lapinha também sedia um dos principais eventos religiosos do estado.
O dia 6 de agosto tem um significado mais do que especial para os moradores locais e turistas que visitam a cidade chapadeira. Nessa data, a tradição e a devoção marcam presença em uma cerimônia religiosa repleta de muito simbolismo e fé na peregrinação à Gruta da Lapinha de Bom Jesus.
No domingo (6) não foi diferente, centenas de romeiros se reuniram na gruta para assistir a uma missa, agradecer todas as realizações e bençãos conquistadas no ano, além de renovar os votos para 2024 em uma tradição que já dura mais de 50 anos.
Os católicos que estiveram na celebração elogiaram a organização deste ano. “A festa estava muito linda e muitas pessoas participaram direta e indiretamente. A organização está de parabéns”, celebra a romeira Maristela em vídeo publicado pelo site Se Liga Chapada.
O prefeito de Ibiquera, Ivan Almeida (PP), também esteve presente na missa presidida pelo bispo Dom Estevão. O político levou a esposa, o filho e outros familiares para celebrar a tradição católica na região chapadeira situada às margens da BR-242.
“É uma honra muito grande participar todo ano deste evento. Hoje foi especial porque a festa estava tão linda que o bispo não queria ir embora. Eu firmo um compromisso de cuidar mais desse lugar de Deus”, relata o gestor.
Jornal da Chapada