Um mês inteiro de atividades dentro e fora da sala de aula para homenagear os estudantes. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) desenvolveu uma programação diversificada, em agosto, para comemorar o Dia do Estudante, celebrado no dia 11. Entre as ações que valorizam o protagonismo estudantil e impactam na aprendizagem, estão rodas de conversas; encontro de líderes estudantis territoriais; apresentações artísticas e culturais; jogos escolares; festival de gastronomia; feiras de ciências; e arrecadação de alimentos para o Programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.
A programação envolve as unidades de ensino dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Na sexta-feira (11), por exemplo, gestores estaduais, como secretários de diferentes pastas, visitarão escolas estaduais para um momento de integração com os estudantes. Os gestores irão relatar suas trajetórias como alunos, a importância do período de aprendizado na vida de cada um e a relação das pastas com a Educação.
Semana
Nas escolas, a programação alusiva ao Dia do Estudante já mobiliza toda a comunidade escolar desde o início do mês. No Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, em Salvador, está em curso a I Feira Literária Arte, Cultura e Conhecimento: um direito de todos!”, iniciada na terça-feira, com apresentação da fanfarra da escola, de grupos de dança junina e samba de roda. Na programação, que segue até sexta-feira (11), constam, também, oficinas e palestras.
Ainda na capital, o Colégio Estadual Noêmia Rego, no bairro de Valéria, promove a gincana estudantil “Cultivando a cultura da paz porque a minha escola é show”. Além de atividades artísticas e culturais, a iniciativa envolve a arrecadação de alimentos e, na nesta sexta-feira (11), contará com a presença das famílias em um café da manhã. No Colégio Estadual Dinah Gonçalves, também em Valéria, na sexta (11), a partir das 9h, haverá oficinas pedagógicas e um desfile no entorno com a fanfarra do colégio e de unidades escolares convidadas.
Interior
No interior, a programação em muitas escolas também está atrelada às ações de solidariedade, como no Colégio Estadual Água Fria, no município do mesmo nome, onde acontece a gincana cultural “O Bicentenário da Independência da Bahia: as heroínas de ontem e de hoje”. Entre as diversas tarefas planejadas está a arrecadação de alimentos, que serão doados para famílias carentes. “A solidariedade nos deixou mais ainda empenhados”, explicou a estudante do 2º ano, Domitila Santos. Já foi arrecadada 1,5 tonelada de produtos alimentícios.
Ainda como parte das homenagens, cerca de 200 líderes de classe dos 27 Territórios de Identidade estarão reunidos, em Salvador, entre os dias 15 e 17, em um encontro que visa a capacitação e o planejamento de ações e projetos para serem desenvolvidas nas unidades escolares. Na oportunidade, um grupo formado conhecerá os setores, a rotina e os principais projetos desenvolvidos pela SEC, em uma visita à sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As informações são de assessoria.