Sob orientação dos professores Carla Côrte e Jorge Luz, 15 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Jacobina do IFBA estiveram em Campinas (SP) participando da grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).
Das 30.524 equipes inscritas no evento, apenas 340 trios chegaram à última fase, sendo cinco do Campus Jacobina. Estivemos entre as melhores equipes do Nordeste e a 1ª colocada no estado da Bahia, recebendo medalha de cristal (menção honrosa). Para a jovem Alice Santos, que integrou o trio ‘Os crias da Chapada’, a experiência foi espetacular! “Não tenho palavras para descrever o que senti ao segurar a bandeira do Campus Jacobina na ONHB”, comenta.
Nas palavras de Bianca da Silva, do trio Cacto Carmesin, nós fizemos história! “Foi a primeira vez que nosso campus levou tantas equipes pra final. Somos vitoriosos! Tenho muito orgulho de dizer que sou parte do IFBA – Jacobina”.
De acordo com a professora Carla, participar da ONHB é uma oportunidade transformadora e impactante. “Acompanhar as equipes nessa aventura histórica amplia e reorienta a minha prática docente. Nesse mesmo movimento, percebo que as/os estudantes conseguem ampliar o entendimento sobre a história do Brasil e constroem percepções aguçadas, sensíveis e sofisticadas”, comenta a docente, que ainda está em Campinas, ao lado do prof. Jorge, em curso de formação continuada.
Fique por dentro
A 15ª edição da ONHB trouxe a questão indígena para o centro do debate. As provas consistiram nos formatos múltipla escolha e tarefas, sendo seis fases online, com duração de uma semana cada uma, além da grande final presencial. As informações são de assessoria.