Sexta-feira (8) de muita tristeza para a família Medrado no município de Mucugê, na Chapada Diamantina. Isso porquê o patriarca Tácio Medrado Mattos morreu aos 95 anos em Salvador. O motivo não foi divulgado pelos familiares. Tácio era filho do Coronel Horácio de Mattos e Augusta Medrado.
Em nota enviada ao Jornal da Chapada, os parentes do político lamentaram o falecimento de Tácio e emitiram pesar e gratidão. “Senhor Tácio foi um homem público e ser humano especial, muito querido pela família, amigos e comunidade”. Ele foi prefeito por três vezes da cidade chapadeira.
Os familiares informam que o corpo de Tácio será velado neste sábado (9), às 14h, na Câmara de Vereadores de Mucugê. O sepultamento será no domingo (10), às 11h, no cemitério Santa Izabel. “Aos que desejarem se despedir e prestar suas últimas homenagens, serão bem-vindos”, completa a nota dos familiares.
Entre os benefícios conquistado durante suas gestões está a Barragem do Apertado, inaugurada em 1998. A partir da irrigação, a produção agrícola se desenvolveu em Mucugê e o município se tornou o maior polo batateiro do Norte/Nordeste, sendo, atualmente, conhecido pela produção de frutas vermelhas, uva e cafés especiais.
Preocupado com o meio ambiente e o ecoturismo, o político também doou parte de suas terras para a construção de uma das primeiras usinas de reciclagem e compostagem de lixo no estado, implementada em seu mandato. Além disso, criou o projeto da Praça dos Garimpeiros, hoje um importante ponto de encontro da população e turistas, e também participou da elaboração do projeto Sempre Viva, que implantou o Parque Municipal de Mucugê e o Museu Vivo do Garimpo.
Como agricultor, Tácio Medrado Mattos introduziu a cultura cafeeira na região e levou seus grãos e o nome de Mucugê a premiações e eventos Brasil afora. Também produziu feijão e milho, e foi pioneiro na pecuária leiteira com o gado pardo-suíço. Sua fama correu a região por ter sido o primeiro a utilizar o sistema de irrigação de pivôs na Chapada Diamantina e o primeiro do Brasil em plantações de café.
Viúvo, da também ex-prefeita Marialda Gomes Mattos, o político estava internado em Salvador. Tácio é irmão do ex-deputado federal Horácio Matos Júnior e tio do ex-deputado estadual Horácio Matos Neto. Ele deixa filhos, netos e bisnetos.
Jornal da Chapada