Inspirado na história de Modesto Manoel da Paixão e protagonizado por Maria Alice, de apenas 5 anos, o projeto ‘O Quintal do Vô Modesto’ será realizado em Palmeiras, na comunidade quilombola de Tejuco, no dia 21 de outubro, às 14h. O evento terá apresentações lúdicas com representação da cultura ancestral africana, além do lançamento do livro infantil que leva o mesmo nome do projeto.
Em um cenário colorido, o evento contará com apresentações, cantigas de roda, música e deliciosos lanches, e o lançamento do livro que contará a história da pequena Maria Alice, moradora da comunidade quilombola chapadeira. O nome do projeto é uma homenagem póstuma ao senhor Modesto Manoel da Paixão, um antigo e influente morador da região.
Com o objetivo de fortalecer o processo de construção de identidades que respeitem e valorizem a diversidade étnico-racial, a ação ainda dará vida aos personagens do livro. De acordo com a organização, a narrativa será destrinchada em falas, expressões e figurinos com perspectivas socioeducacionais de resgate da cultura negra e incentivo à leitura.
O projeto conta com o apoio da professora Manu Ramos; dos estudantes João Miguel, Ysabella, Aisha Sales e Vitória; do designer gráfico Aroldo Santos; do artista local Lucas Ribeiro; de Renata Lourenço no arranjo musical; Enia Ramos e Walney de Paula e, especialmente, da família de Maria Alice e de toda a comunidade de Tejuco. A realização das dinâmicas tem a contribuição do Movimento Mundo Infantil, do Coletivo Floriá e do Projeto Arca.
Jornal da Chapada