O município de Itaetê completa 62 anos de emancipação política no dia 25 de setembro, e para comemorar a data, a prefeitura municipal divulgou uma agenda com inauguração de obras, apresentações, solenidades e shows. A intenção é envolver o público da sede, da zona rural e dos municípios vizinhos.
Nesta sexta-feira (22), às 8h, apresentações escolares vão abrilhantar a inauguração da reforma e revitalização do ginásio de esportes do município. Já no domingo (24), às 10h, acontece a solenidade para a entrega de títulos de cidadão itaeteense, no ginásio de esportes.
Na segunda-feira (25), às 10h, acontece o ato cívico na prefeitura municipal. A partir das 20h, na Avenida Dr.Inocêncio Monteiro de Souza. O público vai cantar e dançar com os das bandas O Erótico e Toque Dez, além dos cantores Abdon Souza, Bruno Lima e Peu do Acordeon.
O prefeito Zenildo Matos (UB) comemora o aniversário da cidade e chama o público para participar dos festejos. “Nossa querida cidade está fazendo aniversário de 62 anos. Eu peço que nosso povo compareça aos eventos comemorativos. Vai ser uma festa maravilhosa”, ressalta o gestor chapadeiro.
História de Itaetê
Localizada na Chapada Diamantina, Itaetê foi emancipada em 25 de setembro de 1961. De acordo com dados históricos, a origem da cidade remonta ao final do século XIX, quando foi criado um povoado chamado Tamanduá. Ao longo dos anos, ele foi se desenvolvendo até se tornar município e receber o nome de Itaetê.
Atualmente, a cidade tem mais de 13 mil habitantes e a economia é baseada na agropecuária. Na área cultural, é representada pelo artesanato feito da palha de licuri, pela rica culinária e pelos festejos tradicionais.
Jornal da Chapada