O deputado federal Jorge Solla (PT) participou de uma audiência pública em Jacobina nesta quinta-feira (21). A reunião tem o objetivo de ampliar o debate em torno da criação de um campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no município.
O parlamentar esteve na Câmara de Jacobina, onde a audiência contou com a participação do vice-reitor da UFBA, Penildo Silva Filho, do subsecretário de Saúde, Paulo Barbosa, do vice-presidente da UPB e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, e do ex-deputado federal e assessor do Ministério da Cultura, Amauri Teixeira.
Atualmente, a UFBA oferece um total de 112 cursos, com 94 deles localizados em Salvador. A área de saúde é uma das de maior demanda em termos de formação de profissionais, e esse é um dos principais focos do debate em Jacobina.
Após enfrentar cortes significativos nos repasses destinados às instituições federais de ensino durante a gestão anterior, o Governo Federal anunciou, em abril, a alocação de R$ 2,44 bilhões para compensar essas perdas.
A medida visa ajudar instituições como a UFBA, que enfrentaram dificuldades em custear despesas básicas, incluindo contas de energia e manutenção, bem como garantir o pagamento do quadro de funcionários.
Um montante de pelo menos R$ 730 milhões foi reservado para a realização de obras e ações que ficaram desassistidas durante o governo Bolsonaro, incluindo investimentos em residências médicas, bolsas de pesquisa e programas de assistência estudantil.
Jornal da Chapada