Moradores do povoado de Casa da Telha de Cima, no município de Rio de Contas, estão há 11 dias sem abastecimento de água. Idosos e crianças estão sofrendo porque a situação ocorre justamente no momento em que as temperaturas estão mais elevadas na região da Chapada Diamantina.
Daniela e os filhos estão levando água em baldes e vasilhas sob um sol escaldante. “Tenho que ir lá em cima buscar água para poder tomar banho e lavar a louça. Esses dias meus filhos nem estão indo para a escola. Eu reclamo, ligo para a rádio, mas sinto que estou falando em vão”, lamenta a dona de casa.
Dona Ana já não sabe mais a quem recorrer, já que as promessas de resolução do problema se estendem por dias. “Ontem eu cheguei a chorar porque já são muitos dias com esse problema. Não sei o que está acontecendo, eu pago água. Meu marido é ‘de idade’ e sinto dores na coluna, por isso não posso buscar a água em outros locais”, detalha a idosa.
A distribuição do sistema é feita através da Central de Associações, no município de Seabra. O Jornal da Chapada tentou entrar em contato com a Central. Porém, até o fechamento da matéria, não foram obtidas respostas sobre o grave problema. Jornal da Chapada com informações da Rádio Nova Rio de Contas FM.