Conhecido por suas belezas naturais inigualáveis com cachoeiras, trilhas e paisagens deslumbrantes, o município de Lençóis é o principal destino de visitantes que desejam fazer ecoturismo na Chapada Diamantina.
Lençóis possui uma ótima infraestrutura e conta com muitas áreas de lazer e aventura, além de diversos restaurantes famosos e hotéis confortáveis. O Jornal da Chapada separou os melhores atrativos do mais famoso município chapadeiro.
Cachoeira do Sossego
Localizada em Ribeirão do meio, há aproximadamente 3,5km de Lençóis, a Cachoeira do Sossego está inserida no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Para chegar até o local, o turista ou habitantes locais precisam seguir por uma longa trilha, com a ajuda de um guia.
O trajeto de 14 km dura cerca de 6 horas para ir e volta e pode ser cansativo, mas a cachoeira de água gelada e paisagem deslumbrante faz valer a pena o esforço.
Poço do Diabo
Originado pelo Rio Mucugezinho, o Poço do Diabo é ideal para banhos, visto que não possui muita profundidade. O local ainda é propício para a prática de atividades radicais como a tirolesa. Por ser um dos pontos turísticos mais próximos de Lençóis, o Poço pode estar cheio nos finais de semana, mas vale a pena aproveitar o cenário paradisíaco.
Com a distância de 26km de carro, partindo de Lençóis, o Morro do Pai Inácio, já no município de Palmeiras, é um dos passeios mais procurados na região chapadeira. Para chegar até o local, o visitante precisa enfrentar uma trilha de 500 metros, que leva até o topo do fascinante morro.
O Morro do Pai Inácio possui 1.150 metros de altitude e pode ser visitado em qualquer momento do dia, mas as pessoas tem preferência por subir ao local em horários próximos ao pôr do sol.
Jornal da Chapada