O lançamento da revista em quadrinhos ‘Ruy – do Sonho à Realidade’, na Câmara de Mucugê, foi um show de cultura e incentivo à leitura. Esse evento foi realizado na última sexta-feira (29) e contou com a presença de cerca de 300 estudantes da rede pública de ensino do município, da prefeita Ana Medrado (UB), de professores e lideranças políticas da cidade e região, além de integrantes dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-BA) e dos Municípios (TCM-BA).
A solenidade também teve a participação do conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, membro do TCE-BA e diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa. A jornalista Thaic Carvalho oficialmente inaugurou o evento, que também contou com a performance do Hino ao 2 de Julho pelos alunos do Colégio Estadual Horácio de Matos, assim como uma apresentação do Coral Pequenos Cantores de Mucugê.
A distribuição da revista para as escolas públicas estaduais só foi possível graças a parceria entre o Instituto Ruy Barbosa, o TCE-BA, o TCM-BA, a Secretaria de Educação e o Governo do Estado da Bahia. O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes mais conhecimento sobre figuras importantes da história baiana. Exemplos como o de Ruy Barbosa são inspirações positivas e motivadoras para promover uma maior inclusão e ascensão social, que são objetivos que as instituições devem buscar por meio de políticas públicas.
No decorrer da cerimônia, a público assistiu ao vídeo institucional “O TCE mais perto de você” e conheceu outras publicações, incluindo a revista “Você no Controle”. O evento teve também a participação do ator mirim Antonio Pietro, que estrelou o vídeo de apresentação da revista no Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, ocorrido em março. Ele reforçou que a educação é fundamental para transformar vidas. “Eu sou estudante e sei que pode ser chato, mas vamos olhar para a história de Ruy Barbosa. Vamos estudar para ter uma boa profissão no futuro”, finalizou.
Caminhos da Educação
O conselheiro Inaldo Araújo destacou a importância da revista em quadrinhos para o estímulo à leitura nas crianças e jovens, frisando que a educação se faz com um trabalho como esse, porque ao trazer a história de Ruy, patrono das mais diversas e importantes instituições desse país através de uma linguagem infantojuvenil, “mostramos o poder e os caminhos que a educação pode abrir para o futuro”. Ele fez perguntas aos estudantes e a cada resposta correta distribuiu algumas publicações, a exemplo da edição comemorativa do livro “A vida de Ruy Barbosa”, o livro “Cidade da Bahia”, de Nelson Cadena.
“A Bahia é um celeiro da Música, da Cultura, da Gastronomia, mas também da Educação. Para que tenhamos, cada vez mais, bons educadores, é preciso valorizar e acreditar na escola pública. O TCE não está aqui apenas para oferecer revistas e livros, mas para mostrar para a sociedade qual a nossa função e missão. Esta casa centenária é paga por vocês e, portanto, vocês devem cobrar e nos fazer melhor. Tivemos a oportunidade de explicar nossas ações, objetivos, e esclarecer sobre a importância do controle público”, disse Inaldo.
“Os nossos estudantes, professores e lideranças tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre esse importante órgão de controle. Essa palestra do conselheiro Inaldo e a participação do jovem ator Antonio Pietro nos enche de esperança. Tivemos uma aula e pudemos resgatar a história de baianos ilustres, como Ruy Barbosa, Castro Alves. Precisamos que esses eventos aconteçam em outros lugares da nossa Bahia, estimulando os estudantes a trilharem o caminho do conhecimento”, destacou a prefeita Ana Medrado.Jornal da Chapada com informações do TCE-BA.