• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Política

#Vitória: Após pressão dos prefeitos do país, governo federal anuncia reparo nas perdas do FPM

"Assim que for aprovado no Senado o Projeto de Lei Complementar 136/2023, o recurso pode ser repassado pela União, o que deve ocorrer entre 30 de outubro e 10 novembro", afirmou o secretário André Ceciliano.

Estagiário 1 por Estagiário 1
8 outubro 2023 - 18h39
no Cidades, Curiosidades, Economia, Entrevistas, Menu Principal, Top
0
#Vitória: Após pressão dos prefeitos do país, governo federal anuncia reparo nas perdas do FPM

André Ceciliano, secretário especial de Assuntos Federativos, participa de Mobilização Municipalista em Brasília | FOTO: Divulgação |

Quase metade dos municípios brasileiros já precisou cortar pessoal para fechar as contas em 2023, é o que aponta uma estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reúne em Brasília mais de dois mil gestores para denunciar a crise financeira das prefeituras. No encerramento do evento, nesta quarta-feira (4), o governo federal voltou a afirmar que vai recompor as perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que registrou queda nos meses de julho, agosto e setembro.

Assim que for aprovado no Senado o Projeto de Lei Complementar 136/2023, o recurso pode ser repassado pela União, o que deve ocorrer entre 30 de outubro e 10 novembro. Essa foi a informação dada pelo secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, que participou da Mobilização Municipalista e garantiu ainda que, caso haja queda até dezembro, os valores também serão compensados

“Estamos testemunhando a boa vontade e interesse do governo em auxiliar os municípios, mas a situação é urgente e não temos tempo para esperar. Precisamos de um socorro com a máxima urgência. Ao mesmo tempo em que temos o governo se prontificando a ajudar, sabemos a necessidade urgente que a população tem pela continuidade dos serviços”, destacou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por União dos Municípios da Bahia – UPB (@upbbahia)

Ceciliano ressaltou que o governo está aberto ao diálogo. “Eu trago aqui um abraço do presidente Lula, mas eu venho aqui trazer algumas informações e trazer uma pauta mais parlamentar. Estamos atentos desde a primeira queda do FPM e estamos trabalhando juntos para buscar uma forma de compensar as perdas. O presidente Lula mandou dizer que é parceiro das prefeitas e dos prefeitos, que está junto e não é problema para os gestores. Ele é parte da solução”, disse o secretário.

Outro anúncio feito é que o governo vai enviar uma proposta ao Congresso Nacional para desvincular excepcionalmente, até 31 de dezembro, os recursos dos fundos municipais para serem utilizados no custeio da saúde e da educação. Ceciliano também acrescentou que o Governo Lula apresentará aos gestores um novo refis, com vinculação máximo da receita corrente líquida para não comprometo o orçamento. E deve ser proposto sobre o pagamento dos precatórios.

“Os municípios são braço direito do governo para fazer política pública na ponta e precisam de ajuda. O governo precisa entrar para ajudar a achar a solução”, disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Jornal da Chapada com informações da UPB.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: anúnciocriseFPMGoverno
Post Anterior

#Urgente: Seis ciganos, incluindo uma criança de 5 anos, são mortos em chacina no município de Jequié

Próximo Post

#Chapada: Prefeitura de Marcionílio Souza anuncia avanços em obras de calçamento na comunidade de Queimadinhas

Próximo Post
#Chapada: Prefeitura de Marcionílio Souza anuncia avanços em obras de calçamento na comunidade de Queimadinhas

#Chapada: Prefeitura de Marcionílio Souza anuncia avanços em obras de calçamento na comunidade de Queimadinhas

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.