Extensos Incêndios atingiram diversos municípios da Chapada Diamantina neste final de semana. Profissionais do Corpo de Bombeiros, drones e seis aeronaves, fornecidas pelo Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), deram apoio à operação de combate às queimadas na região. No Vale do Capão, os bombeiros dizem que os brigadistas conseguiram controlar as chamas no último sábado (14). A informação é do governo estadual neste domingo (15).
Os municípios de Oliveira dos Brejinhos e Lençóis registraram focos de incêndios em várias localidades, mas foi no Vale do Capão, importante ponto de ecoturismo, localizado na no território de Palmeiras, onde a situação esteve mais alarmante. As queimadas se distribuíram rapidamente pelo território e causaram uma devastação sem precedentes na área.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver as encostas do Morro do Candombá tomadas por uma grande quantidade de fumaça. Labaredas se formaram e consumiram a vegetação de um dos cenários mais deslumbrantes do estado, afetando ainda a vida da população local, que sofrem com problemas respiratórios provocados pela inalação da fumaça tóxica.
Bombeiros militares da Base Chapada, que estão trabalhando neste domingo (15) no rescaldo e monitoramento do incêndio na Serra do Candombá, afirmam que as chamas foram controladas na noite do último sábado (14). A ação acontece também com os brigadistas do ICMBio, além de outros brigadistas voluntários da região.
Jornal da Chapada