Um equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um carregamento ilegal com 2.350 produtos de origem estrangeira em Seabra, no último domingo (20). O material estava em um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) com destino final a cidade de Jaçana, no Rio Grande do Norte.
Na faixa das 17h, os policiais deram ordem de parada ao ônibus. No decorrer da fiscalização do material contido no veículo, os agentes encontraram caixas com fardos de equipamentos eletrônicos, de informática, decodificadores de TV, cigarros eletrônicos e insumos, telefones celulares, entre outros produtos. Ao todo, foram apreendidos 2.350 itens sem documentação legal.
Mediante a constatação do crime fiscal previsto no art. 334 do Código Penal, Todo o material apreendido, despachado por encomenda, foi encaminhado à Receita Federal de Feira de Santana para o devido processo e cumprimento das obrigações legais.
O descaminho é uma prática que se configura quando ocorre a enganação ou frustração intencional do pagamento de direitos ou impostos no momento da entrada, saída ou consumo de mercadorias. Com essa atividade, muitas pessoas também podem ser lesadas financeiramente, consumindo produtos de baixa qualidade.
Jornal da Chapada