De 16 a 21 de outubro, o município chapadeiro de Itaberaba celebrou a 5ª Semana Espírita. O evento agora possui força de lei, após a aprovação unânime no Poder Legislativo Municipal do Projeto de Lei 1711/2022, de autoria do vereador Luciano Sampaio de Oliveira, popularmente conhecido como Luciano de Santa Quitéria. Este projeto estabelece o dia 19 de outubro como o Dia Municipal do Espiritismo.
Como parte das festividades, uma caminhada pelo centro da cidade reuniu participantes, culminando no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, onde ocorreu uma palestra proferida pelo conferencista espírita James Ney. A palestra iniciou às 19h do último dia 19 outubro e teve como tema ‘A família no processo de transformação social do indivíduo’.
O tema, bastante atual, foi discutido com maestria por James Ney, que é também publicitário, fotógrafo e membro da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB). Além disso, ele é o coordenador do Grupo de Estudos da obra ‘A Gênese’ de Allan Kardec, na Casa do Caminho, em Salvador, coordenador dos Estudos da obra de Amélia Rodrigues pelo canal Canteiro de Fraternidade e conselheiro do Centro Espírita Umberto de Campos.
“É gratificante abordar esse tema, afinal, a humanidade é constituída pela célula-mãe que é a família, e a humanidade reflete o comportamento de cada membro que vive em um lar de uma família. Como estamos edificando o amor de Cristo dentro do nosso lar? O comportamento de uma sociedade é o reflexo do desempenho das pessoas dentro da família”, destaca James Ney.
O evento teve como mestre de cerimônia a senhora Josete Sampaio, e a mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo Presidente do Centro Espírita Jesus de Nazaré (CEJEN), membro do Conselho Municipal Espírita de Itaberaba (CMEI) e Coordenador do setor de mediunidade do Conselho Regional Espírita (CR9), Capitão Marcos Índio.
Além disso, o vereador Luciano Sampaio de Oliveira, esteve presente, juntamente com a senhora Thays Monteiro, Presidente do Centro Espírita Amor e Luz (CEAL) e membro do Conselho Municipal Espírita de Itaberaba (CMEI), o Tenente Vinicius Rodrigues Donato, representante do 11º Batalhão de Bombeiros Militares de Itaberaba e Região, o Capitão da Polícia Militar Anderson Garcia, representando o Comando Regional de Policiamento da Chapada Diamantina (CPR/Chapada) e a Editora do Jornal da Chapada, Deninha Fernandes, uma estudiosa do Espiritismo.
Antes e depois da palestra, o presidente do Grupo Espírita Luz, Vida e Amor (GELVA), Coordenador de Gestão Federativa do Conselho Regional Espírita 9 (FEEB9) e membro do Conselho Municipal Espírita de Itaberaba, Christian de Assis, foi encarregado de dirigir a prece. É importante destacar que o plenário da Câmara Municipal de Vereadores esteve lotado durante toda a palestra, com a presença de estudiosos e simpatizantes da Doutrina Espírita.
Jornal da Chapada