O Festival de Xadrez do Interior 2023 está prestes a dar início ao seu circuito no município de Itabreba, portal de entrada da Chapada Diamantina, neste sábado (28) a partir das 13h, no Ginásio de Esportes Rafael Souza de Oliveira.
Reunindo aproximadamente 200 atletas. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Federação Bahiana de Xadrez (FBX) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que faz parte da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O torneio se desenrolará com um formato de partidas rápidas, consistindo em nove rodadas com um ritmo de jogo de 10 minutos com um acréscimo de 5 segundos por movimento. Em novembro, o circuito seguirá para a cidade de Ilhéus, sediado no Centro de Convenções, e, posteriormente, em dezembro, para Camaçari, na União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSC), situada no bairro da Gleba.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, ressalta a importância de levar eventos esportivos para o interior do estado, com Itaberaba sendo o ponto de partida. “Iniciando em Itaberaba, na região do Piemonte do Paraguaçu e no portal de entrada da Chapada Diamantina, a ideia do festival está na interiorização da prática esportiva. Inclusive, a proposta é trazer o púbico estudantil para compor o rol de praticantes dos esportes, a exemplo do xadrez, modalidade importante no auxílio para o desenvolvimento do jovem nas escolas”, ressaltou.
O presidente da FBX, Luciano Zallio, está entusiasmado com a participação de 80 estudantes de diversas redes de ensino, como as redes municipal, estadual e federal. Além disso, a Sudesb está fornecendo materiais, como conjuntos de peças, livros e relógios, bem como serviços de treinamento de arbitragem.
“A cidade de Itaberaba, após o Festival, se programa para ser um celeiro de jovens promessas, com a consecução do Clube Itaberabense de Xadrez. Há uma preocupação com o estímulo do xadrez escolar, razão pela qual estabelecemos diálogos com agentes públicos e privados, em especial da seara da educação itaberabense, envolvendo os estudantes conterrâneos para a participação no Festival. O apoio da Sudesb está sendo fundamental para esse desenvolvimento da modalidade no estado”, comenta o presidente.
O evento contará com a presença de renomados nomes do xadrez nacional, como o Grande Mestre (GM) Everaldo Matssura, o Mestre Internacional (MI) Roberto Molina e o Mestre FIDE Paulo Jatobá, além de destacadas figuras do xadrez nordestino, como o Candidato a Mestre (CM) Luciano Zallio, o CM Jayme Miranda e o Mestre Nacional (MN) Anderson Guerra. Jornal da Chapada com informações do site da Sudesb.