Um incêndio florestal de aproximadamente 10 km de extensão atingiu o município de Ituaçu na noite do último sábado (28). Mesmo sem os equipamentos adequados para o combate ao incêndio, equipes das brigadas Batefogo de Ituaçu e Bravos de Barra da Estiva lutam incessantemente para conter as chamas, que insistem em se espalhar com a ajuda dos fortes ventos na região.
“A situação está delicada aqui em Ituaçu. Estamos recebendo o apoio da Brigada Bravos de Barra da Estiva e do Corpo de Bombeiros, mas as chamas estão se espalhando de forma muito rápida, comprometendo a vegetação e a fauna local”, revela Ney JR. da Brigada Batfogo.
“Até o momento, nem o governo estadual nem a prefeitura local nos forneceram os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários. Isso representa uma falta de respeito com o nosso árduo e perigoso trabalho”, completa Ney.
Para contribuir com a compra de equipamentos de segurança para os brigadistas que estão atuando contra o incêndio em Ituaçu, basta acessar as redes sociais das referentes brigadas e entrar em contato com os administradores das páginas.
Com as doações recebidas, os brigadistas poderão adquirir equipamentos essenciais para enfrentar as chamas, proporcionar treinamento aos voluntários, fortalecer sua capacidade de resposta imediata aos incêndios e, assim, contribuir significativamente para a preservação da biodiversidade na região da Chapada.
A população local também pode contribuir no combate aos incêndios, evitando queimadas desnecessárias, denunciando atividades suspeitas de queimadas ilegais e evitando realizar atividades ao ar livre, como churrascos e trilhas, em dias de altas temperaturas e ventos fortes.
Jornal da Chapada