Começa nesta terça-feira, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a V Conferência Municipal de Educação de Itaberaba. O evento tem início às 19h com o pronunciamento do prefeito Ricardo Mascarenhas e da secretária de educação, Nogma Brito, além de convidados que irão compor a mesa.
O primeiro dia da conferência terá também a palestra de Gilvania Nascimento, coordenadora da União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UCIME) na Bahia. A palestrante vai ministrar sobre o Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. A primeira parte da Conferência tem ainda apresentações culturais.
A segunda parte acontece no dia seguinte, quarta-feira às 8h, com mais um momento cultural, e segue com a leitura do regimento da Conferência para aprovação da plenária. Um dos momentos mais importantes da Conferência também acontece no segundo dia pela manhã quando os Grupos de Trabalho discutem propostas para os três eixos temáticos:
Eixo 1 – O Plano Nacional de Educação (PNE) como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE) e sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.
Eixo 2 – Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde.
Eixo 3 – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.
Os três grupos apresentam as propostas na Plenária Final para apreciação e aprovação dos participantes. O encerramento da V Conferência Municipal de Educação está programado para às 17h.
Jornal da Chapada