O mês de outubro chegou ao fim, mas a consciência sobre a necessidade de cuidar da saúde permanece durante todo o ano. Pensando nisso, o Hospital Regional da Chapada, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed realizou a ‘1ª Caminhada pela Conscientização sobre o Câncer de Mama’, alertando a população seabrense sobre a necessidade de cuidar da saúde.
A ação multidisciplinar foi idealizada e será realizada pela comissão de Humanização do HRC. O evento percorreu as ruas do município da Chapada Diamantina e chamou a atenção sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Na Praça das Bandeiras, que fica em frente a Maternidade Frei Justo Venturi, aconteceram várias atividades de orientação, conscientização sobre o câncer de mama e colo uterino, além de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e atividade física bem como, orientações para prevenção de DSTs”, explica a enfermeira Giselle Oliveira.
A pesquisa Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, mostrou que entre 2023 e 2025, a incidência deve ser de 704 mil casos registrados a cada ano.
Na Bahia, o número anual é de 38.840, que totalizam mais 116 mil ocorrências. A previsão para cada 100 mil habitantes no estado é de 4,2 mil diagnósticos de câncer de mama, também a cada ano.
“É importante lembrar que, embora a grande maioria da população desconheça, o câncer de mama não é uma doença exclusiva do público feminino”, alerta a enfermeira do HRC. As informações são de assessoria.