O ator americano Julius Tennon, marido da atriz Viola Davis, afirmou na sexta-feira (3) que ele e a esposa pretendem estreitar os laços entre a cidade de Salvador e a indústria cultural de Hollywood. A declaração foi feita durante painel sobre cultura afrodiaspórica no Festival Liberatum, realizado em Salvador entre esta sexta-feira e a segunda-feira (6).
O painel, no Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio, também contou com a participação da própria Viola Davis, da atriz Taís Araújo e da empresária americana Melanie Clark. Sobre a ponte entre Salvador e Hollywood, Julius afirmou: “estou muito encorajado e inspirado, porque sei o que queremos fazer”.
“Queremos nos reunir e impactar nossos filhos e filhos de vocês. O que vamos deixar pros nossos filhos e crianças? O que vamos deixar pra elas? É momento de levantar a tocha e passar em frente o legado. Nós podemos”, afirmou o ator, em referência a filmes e séries focados em histórias de pessoas pretas e sob o ponto de vista delas.
No evento, o artista comparou a sensação de chegar a Salvador à viagem que fez a Cidade do Cabo, na África do Sul. “Estar lá naquele solo, foi profundo, e um sentimento igual a estar aqui com vocês. Foi inesperado e avassalador. Depois de uma semana lá, estava caminhando e me senti pego pelos ancestrais. Comecei a chorar… Até me emocionei pensando nisso, assim como olhando agora para os rostos lindos de todos vocês. Nunca vou superar isso”, disse Julis para uma sala lotada com mais de 1.000 pessoas.
FESTIVAL
O Festival Liberatum é realizado desta sexta-feira à próxima segunda-feira com uma programação com painéis, premiações e show. O evento é gratuito e teve ingressos disponibilizados por plataforma online. A programação será em diversos locais. São eles: Centro de Convenções, Candyal Ghetto Square, Praça Cairu e Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira. Veja a programação completa no Aratu On. As informações são de assessoria.
Leia também