Os moradores da Casa dos Estudantes de Nova Redenção, localizada em Salvador, manifestaram apoio a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). No vídeo, publicado nas redes sociais, com diversos argumentos, os discentes destacam a transformação que a implementação do campus vai fomentar na vida dos jovens da região chapadeira.
Aiane Gomes, estudante de direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), declarou apoio ao projeto. Venho manifestar meu apoio à criação da UFCD, tendo em vista que essa é uma garantia do direito constitucional à educação, facilitando o ingresso dos estudantes da Chapada Diamantina em uma universidade federal. É crucial considerar também a manutenção de nossas raízes, que, por vezes, enfraquecem pela distância”.
Lucas, membro da Associação Redençoense dos Estudantes (ARE), também reforçou a luta pela criação do campus. “Estou aqui para expressar meu total apoio à implementação da UFCD, visando proporcionar mais oportunidades e menos dificuldades para jovens, assim como eu, que sonham em realizar sua primeira graduação”, frisa.
Sob a liderança do Consórcio Chapada Forte e com a adesão de prefeituras e autoridades governamentais, a batalha pela criação da UFCD continua a ganhar força, com o propósito de promover o acesso dos estudantes locais ao ensino superior e contribuir para o desenvolvimento social, econômico, profissional e científico da região.
Jornal da Chapada