O 1° Seminário do Agronegócio, com o tema ‘Experiências, Oportunidades e Desenvolvimento Regional’, apresentou palestras, mesas redondas, distribuição de kits regionais e entrega de mudas para plantio. O evento, iniciado na última quinta-feira (9), contou com a presença do prefeito Ricardo Mascarenhas e outras autoridades dos territórios Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina.
A participação do produtor de cacau Nixon Muniz foi um dos pontos altos do evento direcionado aos pequenos, médios e grandes produtores da região. Durante o seminário, ele apresentou chocolates produzidos com cacau de alta qualidade, ressaltando o crescimento contínuo da produção da fruta na Chapada Diamantina.
O prefeito Ricardo Mascarenhas falou sobre a importância do seminário para o crescimento do agronegócio em Itaberaba. “Esse evento é necessário para que as pessoas conheçam novas culturas e, pra isso, a gente está lado a lado de importantes agentes de desenvolvimento, assistência técnica e monitoramento de novos projetos”, frisa o gestor chapadeiro.
Mascarenhas ainda anunciou que Itaberaba vai investir na produção de um grão muito consumido pelos baianos. “Nosso município, reconhecido pela excelência na produção de abacaxi, mamão, banana e limão, agora vai incorporar a produção de café em sua diversificada atividade agrícola”, diz o prefeito.
No evento, que termina nesta sexta-feira (10), já foi mostrado o balanço dos projetos e ações da Secretaria Municipal de Agricultura de Itaberaba, uma palestra com Fabio Alexandre Rodrigues – Superintendente da SFA-BA/MAPA, ações do Sebrae para o desenvolvimento da região, além de outras programações.
Jornal da Chapada