Um espetáculo de luzes foi observado no município de Rio de Contas com a introdução da nova iluminação ecoeficiente da Igreja Nossa Senhora Sant’Ana na noite da última quarta-feira (22). Com a presença de autoridades e membros da população local, o evento contou com um cortejo multicultural e apresentações de artistas nas escadarias da edificação.
Além de populares, participaram da inauguração da nova iluminação da igreja o prefeito Dr. Cristiano Cardoso de Azevedo (PSB); Renata Chagas, Diretora Presidente do Instituto Neoenergia; Thiago Guth, presidente da Neoenergia Coelba; representantes do governo do estado e diversos outros convidados.
O prefeito Cristiano Cardoso (PSB) comemorou a implementação da nova iluminação na igreja. “Esse projeto só vem a impulsionar ainda mais o turismo e a visibilidade do nosso município a nível nacional e até internacional, criando também na população de Rio de Contas a certeza de que temos um potencial de desenvolvimento muito forte”, salienta o gestor.
O presidente do grupo Neoenergia Coelba, Thiago Guth, também destacou a relevância do projeto. “A Bahia é sempre contemplada com o nosso apoio a esses eventos e iniciativas, com o objetivo de fortalecer ainda mais o patrimônio cultural do estado, e, neste caso específico, do município de Rio de Contas”, frisa Thiago.
Por meio de uma parceria entre o Instituto Neoenergia e a Neoenergia Coelba, a iniciativa possibilitou a instalação de projetores equipados com lâmpadas de LED na igreja. O objetivo é valorizar a fachada e proporcionar aos religiosos do município uma iluminação moderna e atraente.
Igreja Senhora Sant’Ana
Com uma arquitetura esculpida em pedras e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Igreja Nossa Senhora Sant’Ana teve seu início de construção no século XVIII, embora nunca tenha sido concluída.
A igreja representa a religiosidade e o culto ao catolicismo no município. Lá acontece a maior festa religiosa de Rio de Contas, a procissão de Corpus Christi, todo mês de junho, em homenagem ao padroeiro da cidade, o “Santíssimo Sacramento”.
Jornal da Chapada