O governo de Pernambuco autorizou o envio de 11 policiais militares do Grupamento do Tático Aéreo (GTA) para o enfrentamento dos incêndios florestais que assolam regiões da Chapada Diamantina. Desde o início do mês de novembro, o aumento crescente dos incêndios tem devastado vegetações e prejudicado a qualidade de vida da população local.
Enviada para a missão no último sábado (2), a equipe, especializada em ocorrências de salvamento e resgate, se junta aos bombeiros e brigadistas que já atuam contra o extenso incêndio no Parque Municipal do Lapão, no município de Lençóis, desde a última terça-feira (28).
Para o combate, a equipe está se deslocando com a aeronave do Grupamento e outras duas viaturas por terra, encarregadas do transporte dos equipamentos que serão empregados no combate ao incêndio, que já se aproxima de casas na região.
Incêndios de altas proporções atingem municípios chapadeiros
A prática ilegal de queimadas, associada às elevadas temperaturas na Chapada Diamantina, tem contribuído para o aumento dos incêndios que afetam municípios da região. Nos últimos dias, foram identificados focos de fogo em Morro do Chapéu, Abaíra, Lençóis, Barra da Estiva e Mundo Novo.
Vale ressaltar que a população também pode contribuir no combate aos incêndios florestais denunciando queimadas ilegais, evitando acender fogueiras, assim como descartar maços de cigarro em áreas arborizadas.Jornal da Chapada com informações do portal Didi Galvão.