Um incêndio florestal de grandes proporções foi identificado nas imediações da rodoviária e das ruas da região da Táboa, em Tanhaçu, na noite da última segunda-feira (4). Segundo informações de populares, as chamas se espalharam rapidamente e já devastaram boa parte da vegetação local.
Brigadistas voluntários e moradores locais estão se esforçando no combate ao incêndio, porém, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a ausência de apoio e contribuição das autoridades tornam a situação cada vez mais difícil de ser controlada na região.
Os residentes locais relatam o agravamento de problemas respiratórios devido à alta quantidade de fumaça tóxica inalada. Os animais também estão expostos ao calor excessivo e aos riscos de morte provocados pelas intensas chamas que atingem município chapadeiro.
As elevadas temperaturas e a ausência de fiscalização contra queimadas ilegais têm contribuído para um aumento significativo nos incêndios em regiões chapadeiras. Nos últimos dias, além de Tanhaçu, os municípios de Lençóis, Barra da Estiva, Mundo Novo e Morro do Chapéu foram igualmente afetados pelas chamas.
Vale ressaltar que a população também pode contribuir no combate aos incêndios florestais denunciando queimadas ilegais, evitando acender fogueiras, assim como descartar maços de cigarro em áreas arborizadas. Jornal da Chapada com informações do portal Vinny Publicidade.