O prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes (PSDB), o popular Dinho, participou de reunião com autoridades na sede do Consórcio Chapada Forte para discutir soluções para a estiagem que atinge a região chapadeira. Durante o encontro, realizado na última terça-feira (5), em Andaraí, foram estabelecidas cinco medidas de combate à falta de chuvas, as quais foram encaminhadas aos governos estadual e federal.
Na reunião, foi definida a instalação imediata de três poços artesianos em municípios que ainda não possuem esse recurso, a entrega de 100 cestas básicas para cada cidade ao longo de sessenta dias, o envio de três carros-pipa para cada município durante o mesmo período, além da implementação de medidas efetivas de combate a incêndios na região.
Ainda durante o encontro, ficou definido que a (Companhia Nacional de Abastecimento) CONAB seria deslocada para realizar a distribuição de alimentos para animais, tais como milho, soja e sorgo, com o objetivo de mitigar os efeitos da seca sobre o rebanho.
O prefeito Dinho destacou a importância da definição das medidas prioritárias no combate à estiagem que afeta as localidades da Chapada Diamantina. “Saio dessa reunião extremamente confiante de que foram estabelecidas ações que farão a diferença nesses tempos difíceis de seca e incêndios que assolam a região chapadeira”, enfatiza o gestor.
As medidas prioritárias foram estabelecidas por meio de uma assembleia com um pleito, na qual estiveram presentes o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, juntamente com políticos e autoridades da região.
Jornal da Chapada