Diante da alarmante onda de incêndios florestais que assolam diversos municípios chapadeiros, a Prefeitura de Nova Redenção reforçou sua orientação à população local, voltando a pedir que evitem ações que contribuam para o espalhamento das chamas na região. As dicas valem tanto para a área urbana, quanto para a zona rural da cidade.
Através de um vídeo publicado no Instagram oficial da prefeitura municipal, a população é orientada a evitar a queima de lixo doméstico, entulhos, fogueiras e churrascos em áreas de matas, assim como a não lançar bitucas de cigarros em estradas ou acostamentos, e, principalmente, a evitar queimadas ilegais.
No final de outubro, a gestão da prefeita Guilma Soares (PT) já havia decretado a proibição da prática de queimadas no município. Agora, diante da situação dos incêndios ainda mais grave, o objetivo da prefeitura é que a nova orientação reduza significativamente os focos de fogo na região.
As altas temperaturas, juntamente com as práticas ilegais de queimadas, têm contribuído para a disseminação das chamas, colocando em risco a fauna, flora e qualidade de vida da população chapadeira. Somente nos últimos dias, incêndios de grandes proporções foram registrados em Morro do Chapéu, Barra da Estiva, Lençóis, Mundo Novo e Tanhaçú.
Jornal da Chapada