Após incêndios de grandes proporções atingirem serras do município de Jacobina, a prefeitura local, por meio das redes sociais, anunciou a chegada de 30 bombeiros para atuar no combate às chamas que assolam o município. Brigadistas voluntários e outros bombeiros já atuam há dias contra os incêndios registrados na região.
Na publicação, a prefeitura ainda faz um alerta importante quanto a destruição ambiental causada pela crescente ‘onda’ de incêndios em Jacobina. “Cada faísca representa mais do que uma queimada; é a destruição de ecossistemas, a perda irreparável de biodiversidade e o comprometimento de nosso futuro. Este é um grito urgente da natureza, um chamado para despertar nossa consciência”, diz a postagem.
Na última quinta-feira (7), um extenso incêndio florestal em Jacobina atingiu uma serra às margens da rodovia BR-324. As chamas devastaram boa parte da vegetação local e, à medida que se espalhavam, causaram apreensão entre os motoristas que passavam pela área.
Incêndios se espalham por município chapadeiros
As altas temperaturas, juntamente com a disseminação da prática de queimadas ilegais, têm favorecido o aumento de incêndios na Chapada Diamantina. Além de Jacobina, municípios como Lençóis, Morro do Chapéu, Barra da Estiva e Mundo Novo também tem registrado incêndios de alta gravidade.
Vale ressaltar que a população também pode contribuir no combate aos incêndios florestais denunciando queimadas ilegais, evitando acender fogueiras, assim como descartar maços de cigarro em áreas arborizadas.
Jornal da Chapada