O prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso (PSB), tem demonstrado preocupação em relação às consequências do longo período de estiagem que assola o município. Nos últimos 45 dias, mais de 600 animais já morreram na região por fome e sede.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor destaca que a escassez de água tem impactado o abastecimento humano, especialmente devido ao baixo volume do principal rio que atende à região. No entanto, Wilson assegura que medidas emergenciais serão implementadas para auxiliar a população rural e preservar a produção agrícola local.
Enquanto outras ações não são colocadas em prática, a operação carro-pipa ameniza as graves consequências da seca no município. “Essa seca exige uma operação de guerra e um chamamento da sociedade e do governo para chegar na velocidade que precisamos. Neste momento, temos que pular os trâmites burocráticos para que o socorro venha rápido”, destacou o gestor.
Assim como ocorre em Andaraí, diversos municípios na Chapada Diamantina também enfrentam um longo período de estiagem, agravado pelas altas temperaturas que atingem a região. Um exemplo é Itaberaba, que teve a situação de emergência reconhecida pelo governo do estado.Jornal da Chapada com informações do site Achei Sudoeste.