O município de Morro do Chapéu foi alvo de um extenso incêndio florestal na última segunda-feira (25). As intensas chamas, que se propagaram nas proximidades do Rio do Ligeiro, foram contidas graças aos esforços da Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu (CBCMC).
O incêndio, cujas causas ainda não foram identificadas, devastou uma considerável porção da vegetação local. Mesmo com o fogo extinto, a apreensão persiste entre as comunidades próximas, bombeiros e brigadistas voluntários, que temem uma possível reativação das chamas na localidade.
O presidente da Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu explicou como o incêndio foi controlado na região. “Conseguimos conter as chamas no mesmo dia em que começaram a se espalhar. Trabalhamos incansavelmente das 20h às 03h, só parando quando tivemos a certeza de que a situação estava sob controle”, ressaltou Lucas.
Além de Morro do Chapéu, outros municípios da Chapada Diamantina têm registrado focos de incêndios devido às altas temperaturas e à prática ilegal de queimadas na região. Nos últimos meses, cidades como Barra da Estiva, Mundo Novo, Rio de Contas, Andaraí e Mucugê enfrentaram as consequências desse cenário, ressaltando a gravidade da situação ambiental na área.
Vale destacar que a população também pode contribuir no combate aos incêndios florestais, denunciando queimadas ilegais, evitando acender fogueiras em locais inadequados e realizando o descarte de maços de cigarro longe de áreas arborizadas.
Jornal da Chapada