Brigadistas voluntários e bombeiros da Brigada Corujas da Chapada conseguiram controlar um incêndio florestal de grandes proporções na localidade do Cercadinho, em Morro do Chapéu, no dia 30 de dezembro. Segundo os combatentes, as chamas consumiram boa parte da vegetação local e provocaram a morte de animais silvestres da região.
Em entrevista ao Jornal da Chapada, Emanoela, vice-presidente da Brigada, detalhou o processo de extinção das chamas no local. “Recebemos a denúncia de que um morador local teria ateado fogo em uma roça, desencadeando o incêndio. Chegamos ao local por volta das 22h e permanecemos até as 5h, em um esforço contínuo até o controle total do fogo”, ressaltou a combatente.
Emanuela ainda enfatizou a quantidade alarmante de animais mortos devido ao incêndio. “Durante o combate às chamas, nos deparamos com muitos animais queimados, como serpentes e tatus. É extremamente triste testemunhar a devastação de nossa biodiversidade causada pela irresponsabilidade de alguns”, destacou a vice-presidente da Brigada Corujas da Chapada.
Por meio das redes sociais, a Brigada está solicitando doações destinadas à aquisição de equipamentos de segurança, a fim de dar continuidade ao trabalho de contenção de incêndios na região. Para contribuir com qualquer quantia, basta entrar em contato com os combatentes por meio do Instagram da brigada, onde serão fornecidas as orientações necessárias para efetuar a doação.
Ação voluntária de Natal
Além do combate aos incêndios em Morro do Chapéu, os membros da Brigada Corujas da Chapada também realizaram uma ação voluntária no dia 23 de dezembro. Nessa iniciativa, foram distribuídas 28 cestas básicas contendo carne, arroz, feijão, frutas e verduras para comunidades carentes da região.
A campanha de arrecadação de alimentos foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, contando com a colaboração de comerciantes do município e moradores locais, que acolheram positivamente a iniciativa e contribuíram de maneira significativa para o sucesso do projeto.
“Queria agradecer a cada um que nos ajudou nessa maravilhosa campanha. O pessoal dos bairros do centro, Caixa d’água, Alto da Chapada, Vale Ouro e todos os locais que visitamos, onde fomos muito bem recebidos”, salientou Emanoela.
Jornal da Chapada