O Açude Juracy Magalhães, em Itaberaba, celebra seus 91 anos de existência neste domingo (14). Para celebrar o aniversário do mais importante parque ecológico da cidade, a Prefeitura Municipal está executando um projeto de revitalização que iniciou em 2023 e, com as obras em ritmo avançado, o novo parque deve ser entregue este ano.
O projeto contempla pista de caminhada, pista de ciclismo, área de convivência, equipamentos de ginástica, píer com perspectivas para pedalinhos, iluminação de led, além de reflorestamento com mudas nativas e frutíferas ao longo do açude. O projeto também traz como proposta o incentivo ao esporte aquático, canoagem, standard up paddle, entre outros. A reforma era uma reivindicação histórica da população itaberabense, e só na gestão do Prefeito Ricardo Mascarenhas, o clamor foi atendido.
A iniciativa, liderada pela prefeitura municipal, resultou no plantio de mais de 800 mudas de árvores para o reflorestamento da área. A ação foi realizada no último dia 11 durante a Quinta do Bem, evento que contou com a presença de Ricardo Mascarenhas, Davi dos Anjos, o secretário de Meio Ambiente Jakson Gomes, e os demais secretários. O evento teve ainda a perfuração de poço artesiano para manutenção do parque, distribuição de papel semente, distribuição de sacolas biodegradáveis, limpeza, capina, poda, iluminação e esgotamento sanitário.
O ato reforça o compromisso do Governo Municipal com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população. O esforço de reflorestamento não apenas ressalta a importância do açude como pulmão verde da cidade, mas também se alinha ao ambicioso projeto de construção da Orla de Itaberaba.
A ação de reflorestamento não é apenas um presente para o Açude Juracy Magalhães em seu aniversário, mas também um passo crucial rumo à revitalização completa do espaço. Em breve, a população poderá desfrutar de uma orla renovada, proporcionando não apenas beleza estética, mas também espaços de lazer, diversão e contato direto com a natureza.
A pauta ambiental sempre esteve entre as prioridades da atual gestão. Um exemplo disso foi o destaque que o tema ganhou no ano passado durante o desfile do Sete de Setembro. A data foi um marco na reflexão sobre a ação do homem na natureza e a exploração dos recursos naturais com o objetivo de despertar a cidadania através da consciência ecológica e ambiental. O tema também está presente no currículo escolar da rede municipal.
A gestão municipal do prefeito Ricardo Mascarenhas e do vice-prefeito Davi dos Anjos entende que o Açude Juracy Magalhães é um Patrimônio do povo de Itaberaba e símbolo de beleza, sustentabilidade e de lazer, e que precisa ser revitalizado para cumprir com o seu papel ecológico e social.
O Açude Juracy Magalhães é margeado por bairros importantes como Primavera, Jardim das Palmeiras, Parque das Águas, Alameda das Umburanas e Sem-Teto, que serão beneficiados pelas obras. O comprometimento da comunidade e da administração municipal em preservar esse patrimônio ambiental reflete não apenas uma celebração de aniversário, mas um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável de Itaberaba. O Açude Juracy Magalhães permanece como um exemplo de como a união entre preservação e progresso pode resultar em benefícios duradouros para a comunidade local e o meio ambiente. As informações são de assessoria.