Dois incêndios florestais foram registrados simultaneamente na Rua das Margaridas e na Rua das Traíras, no município de Morro do Chapéu, na última sexta-feira (19). Os incêndios só foram controlados após a chegada da Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu, que combateu o fogo e extinguiu as chamas nessas localidades.
Lucas Oliveira Cortes, presidente da CBCMC, relatou como foi realizado o processo de controle dos incêndios no município. “Nossa equipe foi acionada por moradores da Rua das Margaridas por volta das 15h para combater um incêndio em uma área de pastagem com capim e árvores próximas. Prontamente, realizamos a extinção das chamas e o rescaldo no local”, salientou.
“Ao deixarmos a Rua das Margaridas, notamos outro ponto de fumaça na Rua das Traíras, próximo à BR-052. Ao chegarmos, constatamos que um morador havia iniciado um incêndio em coivaras, perdendo o controle da situação e resultando no alastramento das chamas para outras vegetações. No entanto, conseguimos agir a tempo, combatendo o incêndio e extinguindo o foco na área”, finaliza o combatente.
Além de Morro do Chapéu, o município de Rio de Contas também tem enfrentado incêndios florestais neste início de ano. De acordo com moradores do distrito de Mato Grosso, um incendiário, ainda não identificado, tem provocado incêndios frequentes na região, resultando na devastação de plantações de banana, café, laranja e manga na localidade.
Vale ressaltar que a população desempenha um papel crucial no combate aos incêndios florestais, podendo contribuir ao denunciar queimadas ilegais e evitando a prática de acender fogueiras ou descartar maços de cigarro em áreas arborizadas.
Jornal da Chapada