Implementado pela prefeitura de Morro do Chapéu em setembro do ano passado, um novo sistema de câmeras de videomonitoramento tem contribuído com a investigação de mais de 30 casos, entre furtos, danos ao patrimônio público e veículos roubados no município. Ao todo, foram implementadas 84 câmeras em pontos estratégicos da cidade.
Os equipamentos contam com tecnologia avançada, capaz de reconhecer placas de veículos, uma estratégia que vem facilitando a detecção de carros furtados e detenção de suspeitos, além de contribuir com o controle do fluxo de veículos na região.
No dia 12 de janeiro, quando um equipamento de som do tipo ‘paredão’ foi furtado, os criminosos utilizaram uma das vias monitoradas para executar o crime. No entanto, as câmeras registraram o veículo no momento em que o delito foi cometido e durante a fuga, o que facilitou a identificação dos bandidos.
A prefeita Juliana Araújo (PL) salienta a importância da prefeitura trabalhar em colaboração com a polícia e utilizar tecnologia moderna para melhorar a segurança pública no município. “Aqui nós temos uma parceria muito forte entre a Prefeitura e a polícia. A tecnologia veio para ficar, e nós queremos que ela seja uma aliada nesse processo”, afirmou a gestora. Jornal da Chapada com informações do portal Política Livre.