A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) despediu-se, nesta quarta-feira (24/1), do desembargador eleitoral José Batista de Santana Junior, durante sessão plenária de julgamento. Antes de assumir a vaga de membro efetivo na classe dos advogados, no biênio 2022/2024, o jurista ocupou por duas vezes o cargo de membro substituto, tendo sido empossado pela primeira vez em dezembro de 2018.
Acompanhe despedida na íntegra:
Em seu discurso de despedida, José Batista Junior agradeceu a sua família e a todos que o acompanharam nesta trajetória profissional. “Nós não somos nada sozinhos”. Ingressar neste Tribunal, para o magistrado, foi um grande aprendizado. “Estou saindo com o verdadeiro sentimento de dever cumprido. Devo, obviamente, ter errado, mas acredito que os acertos foram em maior número que os erros. O aprendizado foi muito proveitoso”, registrou o jurista.
As considerações de apreço ao colega foram manifestadas pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, seguido pelos demais membros da Corte. “Eu, desde já, cumprimento vossa excelência pelo trabalho desenvolvido neste Tribunal, ocupando a vaga destinada a juristas”. O presidente do Regional lembrou a atuação de Batista como vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral baiana (EJE/BA), em 2020, quando desempenhou positivamente suas funções. “Sinta-se abraçado por este presidente, bem como pelo amigo que nutre um especial carinho por Vossa Excelência”, discursou Roberto Frank.
Na sequência, a palavra foi franqueada ao vice-presidente do TRE-BA e ao corregedor, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, que se filiou à manifestação do Presidente, ressaltando a competência do desembargador Batista. Os demais membros da Corte, e o Procurador Regional Eleitoral também expressaram palavras de apreço ao colega. As informações são do site Política Livre.