O Sebrae em Irecê está organizando um Encontro de Agentes de Desenvolvimento dos Territórios Chapada Diamantina, Irecê e Bacia do Paramirim, que acontecerá nas cidades de Seabra, Irecê e Macaúbas nos dias 06, 07 e 08 de Fevereiro, respectivamente. O objetivo do evento é compartilhar informações e boas práticas que possam beneficiar as micro e pequenas empresas da região, destacando a importância da Sala do Empreendedor no desenvolvimento local. Durante a capacitação, os Agentes de Desenvolvimento terão a oportunidade de discutir as propostas indicadas pelos municípios e conhecer as soluções e estratégias do Sebrae para 2024.
Michelle Donato, gestora de projetos do Sebrae em Seabra, enfatiza que o evento é fundamental para os resultados e indicadores do Programa Cidade Empreendedora, que promove um ambiente favorável aos pequenos negócios locais. Segundo ela, o encontro proporcionará uma maior compreensão sobre a importância das salas do empreendedor para os municípios, além de apresentar soluções e estratégias do Sebrae para o próximo ano.
Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, ressalta a relevância da Sala do Empreendedor e do trabalho dos Agentes de Desenvolvimento. Ele destaca que o encontro permitirá discutir a importância das ações desenvolvidas na Sala do Empreendedor, um espaço único que facilita o acesso às informações, orientações, qualificações e regularizações de atividades empreendedoras. Souza enfatiza que a Sala do Empreendedor simplifica e desburocratiza todo o processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas.
Responsabilidade do Agente de Desenvolvimento
O Agente de Desenvolvimento (AD) é designado pelas prefeituras para promover o desenvolvimento local e territorial, articulando ações de políticas públicas. Suas responsabilidades incluem o desenvolvimento de atividades comunitárias e locais, tanto individuais quanto em grupo, nas Salas do Empreendedor dos municípios. O AD concentra seus esforços na implementação dos benefícios previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em nível municipal.
Capacitação
As capacitações voltadas aos Agentes de Desenvolvimento visam a fortalecer a implementação de políticas públicas de desenvolvimento nos municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora, por meio da atuação efetiva desses agentes. O conteúdo programático abrange diversas áreas, incluindo as soluções oferecidas pelo Sebrae para os pequenos negócios, a segurança jurídica relacionada à atuação do Agente de Desenvolvimento, as atribuições e objetivos da Sala do Empreendedor, estratégias de parcerias para promover o desenvolvimento local e o desenvolvimento do Plano de Trabalho do Agente de Desenvolvimento.Jornal da Chapada com informações da Agência Sebrae.