A advogada Vera Lúcia Santana Araújo, natural do município de Livramento de Nossa Senhora, foi empossada pelo ministro Alexandre de Moraes como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A posse da baiana, que atua em causas ligadas ao movimento negro e aos direitos humanos, ocorreu na noite da última terça-feira (6).
A solenidade de posse da advogada foi realizada no gabinete da presidência da Corte, em Brasília. Nomeada pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro do ano passado, Vera Lúcia é a segunda mulher negra a ocupar uma cadeira de ministra no TSE.
Durante seu discurso, Alexandre de Moraes parabenizou a nova ministra do TSE. “É para nós todos, do Tribunal Superior Eleitoral, e para mim, como presidente, um grande orgulho poder dar posse a vossa excelência, na nossa gestão compartilhada, minha e da ministra Cármen Lúcia, como vice-presidente. Tivemos a possibilidade histórica de dar posse às duas primeiras ministras negras do TSE. Nós temos certeza que vossa excelência muito engrandecerá a atuação do TSE, que está muito feliz com sua posse”, salientou.
Vera Lúcia Santana Araújo assume por um período de dois anos uma das vagas destinadas à classe dos juristas, podendo ser reconduzida por mais dois anos. Jornal da Chapada com informações do site Vinny Publicidade.