Apesar de as aulas já terem iniciado nas escolas públicas de Mulungu do Morro, a prefeitura municipal, juntamente com a secretaria de Educação, não realizou o treinamento antecipado de monitores que acompanham as crianças no transporte escolar. Os pais estão preocupados com a falta de segurança dos seus filhos, uma vez que as crianças continuam sendo levadas à escola sem monitor, o que representa um completo desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro e à Constituição.
A previsão para o treinamento dos monitores está marcada para março. Enquanto essa questão não é resolvida, os pais e mães estão preocupados com a segurança de seus filhos, que estão indo para a escola sozinhos no ônibus, apenas com o motorista responsável pela rota.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, os responsáveis pelo transporte escolar podem ser obrigados a contratar um monitor treinado para orientar estudantes menores de 12 anos ou deficientes, garantindo a segurança durante as viagens e auxiliando no embarque e desembarque. Além disso, o monitor deve apresentar, a cada três anos, uma certidão negativa dos crimes de roubo, estupro, homicídio, corrupção de menores, tráfico de drogas e furto.
Devido à falta de ação por parte da prefeitura de Mulungu do Morro, algumas mães procuraram o prefeito Edimario Boaventura (PSB) e a Secretaria de Educação para resolver o impasse. No entanto, os responsáveis pelas crianças sentiram-se frustrados ao serem informados de que terão que aguardar o treinamento dos monitores. As informações são de assessoria.