Portal de entrada para a Chapada Diamantina e reconhecido por seu destaque nos setores de turismo e agricultura, Itaberaba celebra seu 146º aniversário de fundação em 26 de março. Aliando-se às inovações tecnológicas e ao desenvolvimento da infraestrutura, o município, que nas décadas de 90, apresentava ruas tranquilas e uma atmosfera típica de uma região rural, hoje vive uma realidade dinâmica e em constante crescimento.
Com uma população de aproximadamente 65 mil habitantes, conforme o último censo de 2022, o município é atualmente um dos principais polos da agricultura familiar, sendo notável pelo cultivo de limão, cacau e, principalmente, pela produção de abacaxis, considerado o carro-chefe do setor agrícola local. Entretanto, no passado, a região era conhecida pelo sossego e pela simplicidade característica das pequenas cidades do estado.
Em um vídeo gravado nos anos 90 e compartilhado nas redes sociais, a vida na cidade, ainda pouco povoada e com um ambiente predominantemente pacato, é capturada. A curiosidade inocente da população diante da chegada da tecnologia, representada pelo equipamento de gravação ainda desconhecido na região, também chama a atenção nas imagens.
No vídeo, é possível observar ainda uma agência bancária recém-inaugurada, caminhonetes transportando trabalhadores da zona rural do município, espaços para feiras livres e crianças passeando de bicicleta sem temer a velocidade dos carros e os perigos típicos dos grandes centros urbanos.
Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento da infraestrutura, o município tornou-se uma referência em turismo no estado. No entanto, ainda preserva a calorosa hospitalidade interiorana de seu povo, uma característica marcante que encanta visitantes de todos os cantos do país.
Jornal da Chapada