• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Bahia: Incêndios florestais são temas de Campanha de Educação Ambiental em Umburanas e Sento Sé

A Campanha também abordou o tema gerenciamento de resíduos com o público interno.

Estagiário 1 por Estagiário 1
1 março 2024 - 06h00
no Cidades, Curiosidades, Entrevistas, Menu Principal, Top
0
#Bahia: Incêndios florestais são temas de Campanha de Educação Ambiental em Umburanas e Sento Sé

Evento pauta medidas de combate a incêndios florestais no estado | FOTO: Divulgação |

Os incêndios florestais foram tema da 2ª Campanha de Educação Ambiental dos Conjuntos Eólicos Campo Largo e Umburanas, operados pela ENGIE nos municípios de Umburanas e Sento Sé. As ações realizadas entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro contemplaram representantes de instituições públicas e moradores das comunidades de Barriguda da Brasília, Rodoleiro, Gruna, Federal, em Umburanas e Campo Largo e Alegre, em Sento Sé.

Durante as rodas de conversa, a equipe apresentou aos participantes informações importantes sobre as formas de evitar as queimadas, os riscos e consequências dos incêndios, além de orientações sobre a produção de plano de manejo para queima controlada e recomendações do código florestal. Ao final das ações, foi distribuída uma cartilha informativa.

O aumento do número de queimadas e incêndios florestais é muito comum na época de estiagem. Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na Bahia, os maiores registros geralmente são contabilizados nos meses de setembro e outubro. Em 2023, as ocorrências começaram um mês antes, em agosto, com um aumento de 29% nos casos. Os mais de 11 mil focos ativos de incêndio no estado em 2023, registrados pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, superaram a marca de todo o ano de 2022, que registrou 9.820 focos ativos de queimadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Código Florestal Brasileiro proíbe o uso de fogo em florestas e demais tipos de vegetação. As únicas exceções são: práticas agrícolas e florestais que, por alguma razão, justifiquem tal prática. Nesses casos, as queimadas precisam ser controladas e autorizadas por meio da Declaração de Queimada Controlada (DQC). Para mais informações, procure o órgão ambiental do estado. Se realizada de forma irregular, queimada é crime, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9605/98), e pode ser punida com multa e prisão.

Gerenciamento de Resíduos
A gestão de resíduos também foi tema da 2ª Campanha de Educação Ambiental. Com os colaboradores, foram abordados assuntos como o descarte correto de materiais, reciclagem, coleta seletiva, ciclo de vida dos produtos que consumimos e os 5 R’s da sustentabilidade – Redução, Reutilização, Reciclagem, Repensar, Reaproveitar, entre outras.

A grande produção de lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade, consequência do aumento populacional nas cidades e intensificação do modelo consumista. Nesse sentido, as Campanhas de Educação Ambiental, realizadas trimestralmente pela ENGIE, se apresentam como um instrumento para promover a reflexão e conscientização dos públicos internos e externos.

“As ações tiveram como objetivo incentivar o processo de mudança de atitudes das pessoas em relação ao consumo responsável e a diminuição das inúmeras formas de desperdício. Além disso, é uma forma de habilitar a população para uma atuação efetiva a partir da adoção de práticas cotidianas que contribuam para a conservação e preservação dos recursos naturais”, destaca o gerente Regional de Renováveis da ENGIE na Bahia, Lucas Moura. As informações são de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: bahiaincênciosMeio Ambiente
Post Anterior

#Polêmica: Leandro de Jesus denuncia Lula à PGR após declarações de presidente contra Israel

Próximo Post

#Chapada: Inauguração da área coberta de Hortifruti em Itaberaba tem presença de autoridades e distribuição de 140 barracas aos feirantes

Próximo Post
#Chapada: Inauguração da área coberta de Hortifruti em Itaberaba tem presença de autoridades e distribuição de 140 barracas aos feirantes

#Chapada: Inauguração da área coberta de Hortifruti em Itaberaba tem presença de autoridades e distribuição de 140 barracas aos feirantes

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.