Morro do Chapéu recebeu a visita da equipe da Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia (Setur), que selecionou o município para aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes na região através do projeto ‘Avança Turismo Bahia’. Reconhecido como uma das áreas mais visitadas da Chapada Diamantina, o município possui paisagens naturais de tirar o fôlego e uma riqueza ambiental encantadora.
A equipe da Setur, motivada pela curiosidade de desbravar os encantos naturais de Morro do Chapéu, explorou diversas atrações locais, incluindo a famosa Cachoeira do Ferro Doido e a deslumbrante Gruta dos Brejões. Esses destinos, muito elogiados pelos visitantes que exploram a região chapadeira, foram alvo de uma atenção especial durante a visita.
Lançado em agosto de 2023, o projeto ‘Avança Turismo Bahia’, da Setur, visa promover o desenvolvimento e aprimoramento do setor turístico no estado da Bahia. Para alcançar esse objetivo, o projeto foca na identificação e valorização dos atrativos turísticos locais, na melhoria da infraestrutura para receber turistas, no estímulo ao empreendedorismo no setor e na promoção do turismo de forma sustentável.
Cachoeira do ferro Doido
Com suas quatro quedas d’água e um imponente cânion erguendo-se a mais de 100 metros de altura, a Cachoeira do Ferro Doido é um espetáculo natural que fascina os visitantes. Localizada às margens da BA-052, também chamada de Estrada do Feijão, no km 254, o acesso até a cachoeira é repleto de paisagens naturais de tirar o fôlego.
Além de sua impressionante beleza, a cachoeira abriga uma biodiversidade única, com orquídeas coloridas emoldurando suas quedas d’água, águias-chilenas deslizando pelos céus e o lendário beija-flor dourado, conhecido como colibri-dourado, pairando entre as flores. Este local é um verdadeiro refúgio natural, atraindo não apenas turistas em busca de aventura, mas também pesquisadores interessados em explorar suas formações geológicas e sua diversidade biológica.
Gruta dos Brejões
Possuindo a segunda maior boca de caverna do Brasil, com mais de 110 metros de altura e quase 8 quilômetros de extensão, a Gruta dos Brejões é visitada anualmente por romeiros devido à sua conotação religiosa, mas também é um importante sítio paleontológico e arqueológico. É possível ter acesso à gruta apenas com automóvel 4×4 e acompanhado por um guia de turismo local.
Jornal da Chapada