A situação de emergência enfrentada pelos moradores de Contendas do Sincorá, devido aos desastres causados pela intensidade das chuvas que vêm atingindo o município, foi reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, na última segunda-feira (27). O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento da situação de emergência pelo Governo Federal, os entes locais estão agora autorizados a solicitar recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Esses recursos são destinados a ações de defesa civil, abrangendo assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e o restabelecimento de serviços essenciais no município.
Os municípios em situação de emergência devem solicitar recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Esses recursos podem ser destinados para socorro às vítimas, assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada. A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as solicitações com base nos planos de trabalho enviados, e após aprovação, é publicada uma portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado. Jornal da Chapada com informações do portal Achei Sudoeste.